quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Animais

Apesar da pequena densidade e do pouco endemismo, já foram identificadas 17 espécies de anfíbios, 44 de répteis, 695 de aves e 120 de mamíferos, num total de 876 espécies animais, pouco se conhecendo em relação aos invertebrados.



  • Anfíbios


48 tipos de sapos,rãs e pererecas são registrados na caatinga e nenhum deles é restrito no ecossistema.






-Hyla Creptans



  • Peixes
Foram localizadas em quatro de sete localidades do ecossitema, e foi encontrado e registrado espécies não nativas e uma exótica.Além da introdução de espécies, a formação de pequenas represas para irrigação constituíram-se nas maiores formas de agressão na fauna acquática.


  • Répteis

Os lagartos e serpentes observados na caatinga foram típicos desse ambiente semi-árido.







-Tropidurus hipidus




  • Aves


Uma das espécies de aves mais características e fácil de ser vista em áreas de caatinga é o periquito-vaqueiro, ou suiá (Aratinga cactorum).Os pequenos grupos voam fazendo um grande estardalhaço.

-Periquito-Vaqueiro

  • Mamíferos
144 espécies, 9 são exclusivas, a existência de 80 a 86 espécies. Das 144 espécies registradas quase metade é composta por morcegos. Segundo especialistas, que há 14 anos de pesquisas os mamíferos da caatinga, das 19 espécies que seriam restritas, apenas nove permanecem na lista: Duas espécies de morcegos: Xeronycteris vieniai e Micronycteris, o primata guigó-da-caatinga entre outros.

Nenhum comentário: